É indiscutível a relevância do WhatsApp para dentistas. O Brasil está entre os países mais conectados do mundo e negligenciar a internet e as redes sociais em seu plano de marketing seria um erro gravíssimo.
Esta é a chave para conquistar novos pacientes, fidelizar os atuais e quem sabe até mesmo recuperar alguns clientes antigos, por que não?
Já falamos sobre isso aqui em nosso blog, mas vale repetir. De nada adianta fazer um trabalho de excelência dentro do seu consultório, sem dedicar tempo para o universo que está ao seu redor. É preciso levar o seu trabalho para além das paredes da clínica, mas como fazer isso?
Continue a leitura para saber mais.
Tipos de Conteúdo
Você já criou o seu perfil de negócios? Já possui uma página no Facebook? Muitos profissionais da área da odontologia já aderiram ao marketing digital. No entanto, poucos sabem realmente como usar as mídias sociais para construir autoridade para seus consultórios.
Negligenciar o conteúdo é um dos erros mais comuns. Você precisa entender o que o seu público procura e compartilhar algo que seja realmente relevante em todas as suas publicações. Sendo assim, a ideia é que seus posts atendam a alguma dúvida ou mesmo necessidade dos usuários.
Por isso, é tão importante conhecer a sua persona. O segredo para descobrir quais são os melhores conteúdos é saber exatamente com quem você deseja conversar.
Pensando no público de mídias sociais para dentistas, chegamos a algumas sugestões de tipos de conteúdo. Veja a seguir.
“O que é” ou “O que você ainda não sabe”
Se a ideia é chamar a atenção do leitor enquanto ele passeia por sua timeline, essas sem dúvidas são excelentes sugestões. Que tal alguns exemplos?
“O que é a cirurgia ortognática?” e “O que você ainda não sabe sobre a ortodontia”, são dois ótimos exemplos. Como profissional da área, você provavelmente conseguiu pensar em muitas outras ideias.
Esses conteúdos, além de chamarem atenção, costumam ser bastante compartilhados. E tem mais, por ampliarem informações e tirarem dúvidas, contribuem para construção de uma rede de fãs nas redes sociais.
“Por quê?”
“Por que a maioria das pessoas precisa fazer a retirada do dente do siso?”, seria um bom exemplo. Os “porquês” atiçam a curiosidade do usuário e estimulam o engajamento e o compartilhamento de suas publicações. Explicando dúvidas você conseguirá se colocar como uma autoridade, ganhando cada vez mais crédito como profissional e conquistando novos pacientes.
“Como reconhecer” ou “Você sabia?”
Os conteúdos do tipo “como reconhecer” ou “você sabia?” também estão entre os queridinhos do público. São posts que conversam com a realidade dos usuários e por isso tendem a se tornar altamente populares.
Vamos a alguns exemplos:
- Você sabia? Alguns alimentos escurem o dente
- Como reconhecer uma cárie?
- Você sabia? Não se deve escovar os dentes logo após as refeições
- Como reconhecer uma periodontite?
Listas
Que tal algumas listas? “3 dicas para cuidar melhor da sua saúde bucal”, “4 formas de prevenir cáries”, “10 sinais de que é hora de procurar um dentista”, e uma infinidade de outras possibilidades que também poderiam ser citadas aqui como exemplo.
Graças a esse tipo de post, você poderá apresentar diferentes pontos de vista sobre o mesmo tópico, seguidas por conclusões rápidas que ajudarão o usuário a aprender mais sobre um assunto ou mesmo a se conscientizar a respeito de algum distúrbio ou tratamento.
Vídeos
Os vídeos são ótimos e são o conteúdo do momento. Você pode trabalhar todos os formatos exemplificados anteriormente através de vídeos. De acordo com uma pesquisa da E. Life, os brasileiros estão entre os espectadores de vídeos online mais ávidos da internet. Além disso, a uma forte predileção por compartilhar conteúdos publicados no YouTube.
Atualmente, temos também outros canais para publicação de vídeos, como o IGTV e o Facebook Whatch, por exemplo.
Story
Assim como no caso dos vídeos, você pode optar por utilizar conteúdos textuais como base para criação de story. Este tipo de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço, e é o segredo para quem deseja conquistar mais engajamento nas redes sociais.
Além disso, compartilhe também imagens e pequenas filmagens do dia a dia do seu consultório. Esta é uma ótima forma de interagir e ganhar credibilidade com o público.
Engajamento
Apesar de todo conteúdo ter como fim engajamento, alguns deles são pensados diretamente para estimular uma ação por parte do usuário. Os posts de engajamento devem terminar com uma chamada para ação, como:
- Marque um amigo
- Compartilhe este post
- Faça uma pergunta
- Clique aqui para saber mais
- Entre em contato
Mas não basta pedir para que tomem alguma atitude, você precisará ter crédito com seus seguidores para que alguém se disponha a interagir com o seu perfil. Não há uma fórmula secreta para isso, nem mesmo uma estratégia que seja ideal para todos. Contudo, temos algumas boas sugestões. Este é o assunto do nosso próximo tópico.
.jpg)
Dicas de Gerenciamento de Mídias Sociais para Dentistas
Além do conteúdo, os desafios das mídias sociais para dentistas incluem a gestão desses canais. Sendo assim, não basta criar bons conteúdos se você não souber fazer com que suas publicações alcancem as pessoas certas.
Por isso, o ideal é que as suas redes sociais funcionem de maneira complementar. Então, você precisará entender melhor as diferenças entre esses canais e aprender a trabalhar em cada um deles.
Veja.
O Facebook ainda é a maior rede social do mundo em número de usuários. Apenas do Brasil, são mais de 110 milhões de pessoas conectadas. Por isso, é bem provável que uma boa parcela do seu público-alvo esteja por lá.
Estima-se que 69% dos usuários do Facebook tenham entre 35 e 54 anos. O número de pessoas acima dos 55 anos na rede aumenta a cada ano. Se o seu público são pessoas mais maduras, não há dúvidas, o Facebook é o seu lugar.
Além de um enorme público, a rede oferece uma variedade incrível de ferramentas, você pode adequar tudo isso a sua persona e desenvolver um tom próprio de conversa com seus pacientes.
Temos algumas dicas.
- Saiba usar o Live
- Otimize Links para postagem
- Publique com frequência
- Tenha postagens de engajamento
- Crie posts compartilháveis
- Participe de grupos
- Convide pessoas do seu público-alvo para curtir a página do seu consultório
- Atenha-se às regras de boa conduta
Certamente o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo e merece destaque entre as mídias sociais para dentistas. Graças às diversas mudanças experimentadas, é o canal mais versátil da atualidade.
Portanto, não é a toa que o Instagram tem se tornado a melhor ferramenta para negócios de todos os tipos.
Há uma grande migração de pessoas de todas as idades para o Instagram. Contudo, ainda hoje, entre os inscritos predominam pessoas mais jovens. Estima-se que 71% dos usuários desta rede social tenham menos de 35 anos de idade.
Para profissionais da odontologia, a mídia oferece uma chance de maior proximidade com o público através de conteúdos compartilhados, bastidores de atendimento e vida real.
Temos algumas dicas para tornar o seu gerenciamento mais efetivo no Instagram.
- Transforme seu perfil em um perfil de negócios
- Saiba utilizar as hashtags
- Use o Instagram Stories
- Post com frequência
- Utilize a ferramenta de localização
- Siga pessoas do seu público-alvo
- Promova seu conteúdo
YouTube
Certamente entre as mais promissoras mídias sociais para dentistas, o YouTube tem mais de 82 milhões de usuários ativos no país, muitos deles são usuários rotineiros da rede. A plataforma desbanca com facilidade seu concorrentes e aparenta permanecer crescendo nos próximos anos.
Como profissional da odontologia, você encontrará no YouTube uma chance de ganhar visibilidade e construir credibilidade com os usuários ao falar de assuntos relevantes da odontologia. Poste vídeos regularmente.
Além disso, você pode interagir com os inscritos e até mesmo monetizar seu conteúdo.
Temos algumas sugestões para otimizar a sua gestão.
- Descubra o formato ideal de vídeos (faça testes)
- Fale sobre assuntos que realmente interessam ao público
- Adote uma linguagem informal e menos técnica
- Conte uma história
- Utilize bem as anotações e legendas
- Divulgue seus vídeos através de outras plataformas digitais
O que pode e o que não pode fazer
A nível estratégico, agora você já sabe exatamente como funcionam as mídias sociais para dentistas. Contudo, precisamos ainda falar sobre o que diz o Código de Ética Odontológica sobre o tema.
Por isso, sintetizamos abaixo algumas das regras mais importantes em relação ao uso de mídias sociais.
O que você não pode fazer:
- Postar fotos de antes e depois em redes sociais sem consentimento adequado do paciente
- Induzir o público a acreditar em técnicas sem comprovação científica
- Consultas e diagnósticos online
- Expor pacientes a condições vexatórias
- Divulgar dados pessoais de pacientes sem a sua autorização
- Exibir condições bucais de pacientes com a finalidade se obter diagnóstico de outros colegas
- Divulgar gratuidade seus serviços
- Divulgar promoções, descontos e brindes
- Fazer propagandas enganosas ou abusivas
- Fazer sorteios
- Promover combos de tratamentos
- Fazer propaganda com preço de procedimentos
- Prometer resultado de tratamento
- Dizer ser especialista em algo sem devida certificação
- Utilizar expressões que categorizam autopromoção ou concorrência desleal
O que você pode fazer:
- Divulgar área de atuação profissional e especialidade na qual está inscrito no CRO
- Usar seu logotipo em suas publicações
- Criar animações gráficas de procedimentos ou técnicas com comprovação científica
- Desenvolver conteúdos sobre educação em saúde
- Divulgar seu endereço e horário de atendimento
- Fazer publicações com antes e depois, desde que segundo regulamento do CFO
Se você deseja saber mais sobre o que diz o Código de Ética Odontológica sobre as mídias sociais para dentistas, leia também “Código de Ética para dentistas nas redes sociais”.
Melhores práticas de mídias sociais para dentistas
Conforme vimos até aqui, não basta criar o perfil do seu consultório ou mesmo o seu como profissional da odontologia, é preciso se dedicar na construção de uma imagem de autoridade e, neste processo, manter-se em conformidade com o Código de Ética Odontológica.
Além disso, para obter sucesso em seu trabalho através da internet, você deverá ficar atento ainda às transformações dos próprios canais e a resposta do seu público. Fazer testes é uma ótima forma de otimizar suas ações e ampliar o seu potencial em gerar resultados, que neste caso, provavelmente envolve a conquista de novos pacientes para sua clínica.
Não poderíamos falar em melhores práticas e não entrar no quesito linguagem. Como profissional da saúde, mantenha uma postura empática, respeitosa e carismática. Contudo, jamais deixe de lado a ética e o profissionalismo, cuidado para não misturar demais o pessoal com o trabalho.
Sendo assim, seguem algumas sugestões práticas para um trabalho de excelência.
- Poste regularmente
- Trabalhe o cotidiano das pessoas
- Converse com seu público-alvo
- Utilize uma linguagem simples e evite termos técnicos
- Publique conteúdos que realmente tenham valor
- Pense estrategicamente
- Utilize fotos de excelente qualidade
- Crie posts específicos para cada rede social
- Cative seu público
- Procure seu público-alvo ativamente
- Estimule o engajamento
- Responda rapidamente e seja o mais educado possível
- Passe confiança em suas publicações
Continue nos acompanhando para saber mais, tem mais dicas vindo por aí!


