Loading...

Você conhece Código de Ética para redes sociais na odontologia? 

As redes sociais transformaram para sempre o marketing. Quem não fizer parte das mudanças, ficará de fora do mercado. 

Diante disso, de nada adianta você realizar um trabalho impecável dentro do consultório e não levar isso até a comunidade, e quem sabe, para o mundo. 

Graças a internet tornou-se possível impactar, educar, conscientizar, engajar milhões de pessoas, tudo isso de onde quer que esteja. 

Ao mesmo tempo que surge um novo universo de possibilidades, surgiram também novas regras e é sobre elas que discorreremos ao longo deste artigo. 

De acordo com um estudo divulgado pela Revista Brasileira de Odontologia Legal, 76,5% das 102 páginas analisadas não constavam itens obrigatórios conforme o Código de Ética Odontológica. 

Dentre os diversos erros, podemos citar a ausência de dados essenciais como o nome e a inscrição do profissional técnico responsável pela página, imagens de antes e depois, além de oferecimento de serviços gratuitos, descontos e prêmios. 

Sem dúvidas existem muitos benefícios em usar redes sociais na odontologia, mas se o seu uso não estiver nos conformes, os prejuízos podem ser maiores. 

Porque investir em Redes Sociais

Você não pode deixar de investir nas Redes Sociais. Se você ainda tem dúvidas se vale a pena, antes de falarmos um pouco mais sobre como usá-las da maneira correta, te daremos bons motivos para não ficar de fora. 

Maior visibilidade

Nenhum outro tipo de marketing tem tanto potencial quanto o digital. Você coloca um outdoor para o mundo e ainda tem a possibilidade de saber exatamente o que as pessoas estão achando disso. 

Além disso, dificilmente você encontrará um meio mais rápido e eficaz para tornar sua clínica conhecida.

Interação com os pacientes 

Se o primeiro ponto não foi suficiente, tudo bem. Certamente você vai gostar dessa ideia. 

As Redes Sociais são uma ótima forma de conseguir interagir com seus pacientes após o expediente. 

Muitas vezes não há tempo de pedir feedbacks durante as consultas, mas graças à tecnologia você pode interagir com seus pacientes em qualquer hora e de qualquer lugar. 

Presença de mercado

Talvez você ainda não tenha ideia da dimensão que tomaram as redes sociais na odontologia. 

O comportamento do consumidor mudou e é preciso se adaptar, se você ou seu consultório ainda não possuem um perfil, você está perdendo espaço neste exato momento. 

Autoridade

Se fosse preciso escolher um único motivo, provavelmente seria esse. Enquanto compartilha informações e conhecimento, você vai construindo autoridade para si. 

Conforme o público for percebendo o seu preparo e reconhecendo-o como bom profissional, mais credibilidade você terá. 

A verdade é que não há hoje melhor forma de se tornar autoridade senão por meio das mídias sociais. 

No entanto, é preciso seguir algumas regras. 

Fique atento ao Código de Ética

Apesar das diversas vantagens em investir no tipo de marketing em questão, algumas preocupações surgem mediante a sua utilização. Dentre elas, podemos citar questões relacionadas à privacidade, segurança da informação e à utilização de imagens de terceiros. 

Esses e os demais fatores por trás de tamanha cautela envolvem questões jurídicas relacionadas a postagem de conteúdos com fins comerciais. 

Conforme o art. 5° da Constituição Federal, são invioláveis a intimidade, a vida privada e a honra, sendo punível por indenização dano moral ou material que infrinja tal direito. Enquanto isso, o Código Civil traz em seu art. 20 a possibilidade de autorização do uso de imagem. 

Perante tal realidade, foi necessário um posicionamento do Conselho Federal de Odontologia. 

O capítulo XVI do Código de Ética Odontológica estabelece o que é permitido quanto aos mais variados tipos de publicidade, o que inclui a realização de postagens do profissional dentista nas redes sociais. 

Mais do que conhecer as normas é indispensável que se passe a cumprir o que foi estabelecido. Não há melhor caminho para construção de credibilidade do que andar em retidão. 

Se você ainda tem dúvidas sobre o que pode ou não pode, não se preocupe, esmiuçamos as principais informações a seguir.

Proibições

É proibido fazer propaganda enganosa ou abusiva, o que inclui utilizar imagens de antes, durante e depois e divulgar preços. Além disso, não se deve anunciar técnicas que não estejam devidamente comprovadas ou títulos os quais não possua. 

Assim como em outras profissões, todas as informações a respeito do paciente são sigilosas. Portanto, não é permite divulgar nome, endereço ou qualquer elemento de identificação sem consentimento livre e esclarecido do cliente. 

Certamente este é um dos pontos mais críticos em relação ao uso das redes sociais na odontologia. É proibido dar consulta, diagnósticos ou mesmo prescrever medicamentos em qualquer meio de comunicação em massa. 

Sendo assim, receber fotos e dizer que acha que o problema é tal, não pode. 

Tem mais. Você não deve aliciar pacientes seja por ofertas de serviços ou informações irregulares ou ilícitas com fim de aumentar a sua clientela. Tais coisas configuram concorrência desleal e aviltamento da profissão, por isso são proibidas pelo Código de Ética Odontológica.

Da mesma forma, induzir opiniões, oferecer trabalho gratuito com intenção de promover-se ou divulgar serviços como prêmios em concursos, é proibido. 

Por fim, a divulgação de serviços odontológicos com fins mercantilistas seja através de descontos, mala direta, compras coletivas ou coisa parecida, é considerada desvalorização da profissional portanto, passível de punição. 

O que você precisa saber sobre a Resolução 196 do CFO

O CFO publicou a Resolução 196/2019, um regramento sobre a divulgação de imagens relativas a diagnóstico e comparativos antes e depois, o que acabou dando o que falar.

Segue o que diz a norma. 

Art. 1º. Fica autorizada a divulgação de autoretratos (selfies) de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

1º. Ficam proibidas imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos.

Art. 2º. Fica autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos quando realizada por cirurgião-dentista responsável pela execução do procedimento, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.

1º. Continua proibido o uso de expressões escritas ou faladas que possam caracterizar o sensacionalismo, a autopromoção, a concorrência desleal, a mercantilização da Odontologia ou a promessa de resultado.

A resolução tem caráter predominantemente orientativo, ditando a maneira como devem ser usadas as redes sociais na odontologia. Contudo, serão consideradas infrações graves qualquer irregularidade ao que foi estabelecido. 

Mas, o que mudou? 

Não é que ficou permitida a postagem indiscriminada das famosas fotos antes e depois. E sim, que há uma regulamentação para tal coisa, que pode ser realizada estritamente pelo profissional e mediante autorização do paciente. 

Vale ressaltar que permanece proibida a divulgação de imagens passo a passo. 

Em caso de infração 

Segundo art. 45 do Código de Ética Odontológica, por qualquer tipo de publicidade que esteja em desacordo com as normas respondem os proprietários, o responsável técnico e os demais profissionais relacionados, cada um na medida de sua culpabilidade. 

O art. 46 continua o tema, regulamentando a aplicação da punição a todos que exerçam odontologia, sejam pessoas físicas ou jurídicas, o que inclui clínicas, policlínicas, planos de assistência saúde, convênios e credenciamentos. 

Dúvidas frequentes 

Até aqui muitos detalhes foram apresentados, além de novidades que sem dúvidas, merecem atenção. Porém, provavelmente algumas dúvidas ainda pairam. 

Vamos responder a três perguntas muito frequentes em relação ao tema redes sociais na odontologia. 

Por que as imagens de passo a passo são proibidas? 

Tal norma já estava estabelecida no item 12 do art. 44 do Código de Ética que proíbe imagem de antes, durante e depois. A explicação por trás disso tem relação com possíveis reações do público diante de determinados procedimentos. 

A exposição pode causar pânico, receio e medo, o que fez com que tal publicação ficasse restrita a conteúdos científicos. 

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi disponibilizado pelo CFO?

Não. O Conselho ainda não divulgou nenhum modelo a ser seguido.

O documento é a maneira do profissional se resguardar pela divulgação de imagens e tratamentos de seus pacientes, e é exigido pela regulamentação. 

Mesmo que a autorização verbal tenha valor, o consentimento escrito deve ser feito.

É permitido a divulgação de imagens e vídeos nas redes sociais? 

Não é permitida a divulgação de imagens diagnósticos ou procedimentos por pessoas jurídicas. Contudo, poderá compartilhar tais coisas o profissional que executou o procedimento. 

A norma exige ainda que haja o nome do cirurgião-dentista e o seu número de inscrição neste tipo de publicação. 

A ideia da normativa é fornecer a população mais informações sobre os serviços existentes neste mercado, atendendo a seu direito de acesso à informação. 

Erros que você não pode cometer nas Redes Sociais

Para finalizar, deixaremos três dicas para você que já está ou que pretende se integrar às mídias sociais. 

Não há muito mistério no uso das redes sociais na odontologia, mas alguns erros você não deve cometer. 

Não separar o pessoal do profissional

O seu perfil como profissional deve ser sempre separado do pessoal e se possível, como é o caso do Instagram, adote o perfil para negócios. 

Assim ficará mais fácil administrar as redes, manter sua vida privada livre de assédios e principalmente, evitar exposições indesejáveis. Sem falar que seu objetivo é ser autoridade e não influencer, então nada de compartilhar almoços de domingos. 

Não produzir conteúdos relevantes

Já ouviu falar em marketing de conteúdo? 

Essa é a ferramenta utilizada pelas redes sociais na odontologia. Mais do que divulgar o seu consultório ou clínica, compartilhe conteúdos de valor. 

Para isso, desenvolva posts informativos sobre sua área de atuação, nutrindo o seu público de conhecimento e, consequentemente, estimulando o seu interesse. 

Deixar de seguir o Código de Ética 

Sem dúvidas esse é o erro mais comum e do qual você mais deve se resguardar. Além de sofrer infrações, você pode prejudicar a credibilidade da profissão, causar danos a pacientes e sujar o seu nome no mercado para sempre. 

É um risco que você não quer correr. Mas agora ficou fácil, você já sabe exatamente o que pode e o que não pode fazer. 


Subscribe to our Newsletter

Get New Posts to Your Inbox

A successful marketing plan relies heavily on the pulling-power of advertising copy. Writing result-oriented ad copy is difficult. 

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.